Quantidade de Páginas visitadas

Apresentação


1.1 Identificação
1.2 Localização
1.3 Histórico
1.4 Imagens 


Veja no mapa o endereço da Escola

     ESTADO DO PARANÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE FRANCISCO BELTRÃO
ESCOLA ESTADUAL INTERVENTOR MANOEL RIBAS – ENSINO FUNDAMENTAL
Rua Laurindo Flávio Scopel, 141- Bairro Entre Rios
Fone/Fax: 046-3563-1302 E-mail: ssumanoelribas@seed.pr.gov.br
Santo Antonio do Sudoeste-PR. – CEP:8571000
 


    1.1 Identificação

      O Grupo Escolar Interventor Manoel Ribas, foi criado em oito de agosto de 1968, com funcionamento da 1ª a 4ª séries do 1º Grau, em convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, sob nº 223. O Grupo Escolar vinha funcionando desde março de 1966 com duas salas de aula mas, como havia necessidade de mais salas, em 1969 construiu-se outro bloco. Sob o Decreto de 31 de dezembro de 1971, o Governo do Estado criou o Grupo Escolar Interventor Manoel Ribas.

    Conforme Decreto nº 5252 de 12 de julho de 1978, que autoriza o funcionamento e reorganiza o Grupo Escolar Interventor Manoel Ribas, passa a denominar-se Escola Interventor Manoel Ribas — Ensino de 1º Grau.

    Mediante a Resolução nº 2067 de 06 de junho de 1983, a Escola Interventor Manoel Ribas - Ensino de 1º Grau, passa a denominar-se Escola Estadual Interventor Manoel Ribas - Ensino de 1º Grau.

    A partir de 1985 ficou autorizado, com implantação gradativa, a funcionar de 5ª a 8ª séries de 1º Grau, sob a Resolução nº 5422 de 10 de dezembro de 1985.

    A Resolução nº 781 de 27 de março de 1989, reconhece o Curso de 1º Grau Regular e a Escola Estadual Interventor Manoel Ribas - Ensino de 1 Grau.

    A partir de 1991 passou a atender apenas os alunos de 5ª a 8ª séries do 1º Grau, nos turnos matutino e noturno.

   De acordo com a Lei Municipal nº 1.243/95 de 29 de Maio de 1995, a qual dá nova denominação à rua Humberto de Alencar Castelo Branco para Rua Laurindo Flávio Scopel.

    Em 18 de Novembro de 1997 a Secretaria de Estado da Educação assinou o Contrato nº 8882327173 com a TELEPAR para a Instalação do Telefone (046) 3563-1302 neste Estabelecimento de Ensino.

    A Resolução nº 3.121/98 de 31 de Agosto de 1998, autoriza a adequação na nomenclatura dos Estabelecimentos: do Ensino de 1º Grau para Ensino Fundamental, onde a escola passou a denominar-se Escola Estadual Interventor Manoel Ribas — Ensino Fundamental.

 

1.2 Localização

    A Escola Estadual Interventor Manoel Ribas — Ensino Fundamental, localizada na Rua Laurindo Flávio Scopel, nº 141, Bairro Entre Rios, Município de Santo Antonio do Sudoeste, Estado do Paraná, à 100 metros da Alfândega, divisa do Brasil com a República Argentina. É mantida pelo Governo do Estado do Paraná e administrada pela Secretaria de Estado da Educação, nos termos da legislação em vigor.


1.3 Histórico

    Esta Escola é mantida pelo Governo do Estado do Paraná e administrada pela Secretaria de Estado da Educação, nos termos da legislação em vigor, teve início de suas atividades em 1966, com 1ª a 4ª série e em 1991 com a municipalização de 1ª a 4ª séries passou a atender somente de 5ª a 8ª séries, hoje 6º ao 9º ano.

    A primeira estrutura física da Escola era de madeira, com 04 salas de aula, secretaria e banheiro fora do bloco, hoje é distribuída em 02 blocos, sendo: 07 salas de aulas, banheiros masculino e feminino, sala dos professores, sala de recursos, biblioteca, laboratório de informática, secretaria, cozinha, saguão coberto com refeitório, quadra coberta.

    A construção e edificação da nossa escola se efetiva diariamente através da luta e esforço por sociedade mais justa que seja realmente para todos e de todos. Pois temos sempre em mente que nossos educandos necessitam de esclarecimentos sobre seus direitos e também seus deveres para com a sociedade, que tanto almeja cidadãos mais conscientes e participativos. E é através do conhecimento sistematizado que é a função primordial da escola, bem como a produção de novos conhecimentos, já que somos agentes de nossa própria história.

    O início das atividades escolares deste Estabelecimento de Ensino foi com a coordenação da Diretora Graciema Mariani Dambros a qual foi homenageada pelo diretor Josemar Botton, dando seu nome a Biblioteca da Escola, denominando-se “Biblioteca Graciema Mariani Dambros”.

    Atualmente oferta o Ensino Fundamental nos turnos matutino, vespertino e noturno, atendendo 14 turmas (08 no turno matutino, 03 no vespertino e 03 no turno noturno), num total de aproximadamente 365 alunos neste ano letivo de 2013. Além disso, oferta no período verpertino a Sala de Recursos e uma atividade complementar curricular em contraturno de Artes Visuais, Sala de Apoio à Aprendizagem de Matemática e Língua Portuguesa nos turno da manhã e tarde, Aulas especializadas de treinamento esportivo de Futsal de manhã e  o Programa MAIS EDUCAÇÃO do Governo Federal que atende cerca de 100 alunos com atividades no período da tarde proporcionando 7 horas de permanência dos estudantes no ambiente escolar.

    Recursos Humanos: 01 (Diretora), 03 (Professoras Pedagogas), 01 (Secretária), 03 (Agentes Educacionais II), 10 (AAgentes Educacionais I) e cerca de 48 Professores, a maioria têm o Ensino Superior completo, com Especialização/Pós-Graduação nas respectivas áreas de habilitação.

    A Escola proporciona ambiente de construção dos conhecimentos, estimula nos alunos, professores e demais membros da comunidade escolar, o compromisso e a responsabilidade com a aprendizagem. Ser cidadão é participar efetivamente de uma sociedade, tendo direito a ter direitos, bem como construir novos direitos e rever os já existentes. Participar, ser parte e fazer parte.


1.4.Imagens

DIREÇÃO


Ligia Lorenzetti Fedrigo


PRÉDIO DA ESCOLA


                   
      

EQUIPE DE AGENTES EDUCACIONAIS I (funcionários auxiliares de serviços gerais)


        
Alzira Castro Welter                            Gelson A. dos Santos Vargas
Cladir Ines Grando                              Sigrid Beiersdorf Marciniak
Sandra Iser
Carmem Strapasson
Ivone S. P. Monteiro


EQUIPE PEDAGÓGICA


Rose Maria Cardoso de Andrade
Ana Mari Rech
Loreni de Fátima Alves


EQUIPE DE AGENTES EDUCACIONAIS II (funcionários administrativos)

                                          
Ilse Dias - Secretária e seus colegas de secretaria:   Adriana Raffaelli,  Tatiane Corbari, Francieli R.L.Ugolini e Arlindo Legramanti Junior.


                  




Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito